A naturalização é um ato individual. Trata-se da manifestação da vontade de um indivíduo em obter uma nacionalidade secundária. Ou seja, a naturalização é o processo de obtenção de nacionalidade secundária.

Essa modalidade é utilizada pelos estrangeiros/ imigrantes que, após alguns anos residindo no Brasil, e com o ânimo de se estabelecerem definitivamente, poderão solicitar a naturalização visando adquirir a nacionalidade brasileira.

O Art. 63 da Lei de Migração estabelece quatro modalidades de naturalização:

  1. Ordinária
  2. Extraordinária
  3. Especial
  4. Provisória

Dentre as possibilidades de naturalização, destaca-se a ordinária que possui como requisitos principais:

  • capacidade civil segundo a lei brasileira;
  • certidão de nascimento ou casamento, observadas as exigências quanto ao apostilamento e/ou legalização consular para documentos expedidos no exterior;
  • CIE – carteira de identidade estrangeira ou CRNM – carteira de registro nacional migratório;
  • residência mínima de 4 anos, que poderá ser reduzida caso o requerente possua filho brasileiro ou seja casado com nacional brasileiro(a);
  • não possuir condenação penal no Brasil e no exterior, ou estiver reabilitado;
  • ter capacidade de comunicar-se em língua portuguesa, observadas as condições de naturalizado.
Documentação e procedimento:

Àquele que deseja obter a nacionalidade brasileira deverá, por meio de requerimento direcionado ao Ministério da Justiça, acompanhado da documentação pertinente para cada caso, manifestar seu desejo de obter a nacionalidade brasileira. É importante ressaltar que se trata de uma manifestação de cunho personalíssimo.

O tempo de tramitação do processo até sua conclusão pode variar em função do fluxo de pedidos no Ministério da Justiça e também devido à necessidade de uma análise profunda dos documentos apresentados no ato do requerimento da nacionalidade. Isso porque a concessão da nacionalidade é um ato privativo do governo, sendo extremamente importante atestar a veracidade dos documentos apresentados pelo postulante, principalmente no que que diz respeito aos seus antecedentes penais bem como o histórico de sua estada no Brasil.

Fique à vontade para entrar em contato conosco através dos nossos canais de atendimento.

O que dizem sobre nós

Tem dúvidas ou precisa de ajuda com seu caso?

Envie uma mensagem. Vamos ouvir você com atenção e indicar o melhor caminho jurídico.

Entre em contato

Onde nos encontrar

© 2025 Luciana Cardoso Advogados - Todos os direitos reservados.